terça-feira, 9 de junho de 2009

ATIVIDADE PROGRAMADA

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS III – DCH III
COLEGIADO DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
DISCIPLINA: COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO II – SEMESTRE 2009.1
PROFESSOR: JOSEMAR DA SILVA MARTINS (PINZOH)

ATIVIDADE PROGRAMADA

Car@s Alun@s,


Hoje comuniquei a Emanuel que estarei viajando para Campina Grande entre o dia 26 e o dia 29 de maio de 2009, onde vou participar do II Simpósio sobre Mudança Climática e Desertificação no Semiárido Brasileiro. Tentei mudar minha viagem para quarta, mas a minha mesa é na quarta, às 14 horas e, pela disponibilidade de vôos, eu chegaria lá depois do horário da mesa. Então tenho que ir na terça-feira mesmo, às 06h00minh, único horário disponível.
Sei que tardei em fazer este comunicado – e até me esqueci de conversar sobre isso com vocês na aula passada. Hoje falei para alguns alunos que ia viajar e não haveria aula, mas Emanuel sugeriu que eu deixasse uma atividade programada, então estou encaminhando a seguinte proposta:
1. Vocês estão com o texto "A COMUNICAÇÃO HUMANA", de Franklin Fearing (FEARING, Franklin. A comunicação humana. In: COHN, Gabriel. Comunicação e Indústria Cultural. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1971, p. 56 – 82). Este texto deveria ter sido discutido na aula passada, mas não houve tempo. Deveria, portanto, ser discutido na próxima aula, que seria esta. Então vamos nos valer dele.
2. A proposta é que vocês, já tendo lido o texto (é minha suposição), ESCREVAM UM TEXTO NO QUAL RESPONDAM, DE MODO DISSERTATIVO E ARGUMENTADO (mas não precisa ser exaustivo), AS QUESTÕES POSTAS ABAIXO:
A) No referido texto o autor afirma que a comunicação sempre visa produzir um resultado, uma reação, dirigir o comportamento, mas ela depende de sentidos compartilhados. Diz ele: "nenhuma comunicação ou significado socializado poderá existir sem que haja esse processo compartilhado através da mediação de certos estímulos chamados signos ou símbolos (p. 59). Mas as reações não são automáticas, elas dependem de certos fatores. Quais seriam esses fatores?
B) Segundo o texto, o que viria a ser o que o autor chama de "estruturação da realidade"?
C) Em que consistiriam as percepções fisionômica e técnico-geométrica?
D) O autor fala de campos de estímulo e situa os campos comportamental e geográfico; fala de objetos de estímulo situados no (e compondo o) "ambiente". Que aproximações essa parte do texto apresenta em relação aos temas que já discutimos em sala: “a conveniência”, “o arco e o cesto”, etc?
3. O texto pode ser feito individualmente ou em grupo (aceito até 5 pessoas por grupo), e após feito, deve ser postado no blog da disciplina (http://www.educomum.blogspot.com/). O prazo para que ele esteja postado é até sexta-feira, dia 29 de maio. Esta atividade, além de cobrir as aulas do dia 26 de maio, também servirá para compor uma primeira nota.
Entendo que, se o texto já foi lido, escrever sobre estes aspectos presentes no texto não apresentará nenhuma dificuldade. A proposta é essa. Ela é viável?
Aguardo as reações de vocês.
Abraços
Josemar da Silva Martins (Pinzoh)
Professor

Um comentário:

  1. OBSERVAÇÃO: EMBORA ESTE TEXTO TENHA SIDO POSTADO HOJE (09/06/09), ELE FOI ENCAMINHADO EM 26 DE MAIO DE 2009. ESTÁ SENDO INSERIDO APENAS PARA CONTEXTUALIZAR AS POSTAGENS COMPREENDIDAS ENTRE 26 DE MAIO E 01 DE JUNHO.

    (PINZOH)

    ResponderExcluir